Combustão espontânea

Olá a todos,

Bom, nest post irei falar sobre um assunto que sempre me intrigou e me deixou um pouco assustado, o fenômeno da “combustão espontânea”.

(Algumas imagens que podem ser consideradas “fortes” .. só um aviso para quem for seguir lendo o post a partir daqui…)

Vamos ao post:

A combustão espontânea ocorre quando uma pessoa rompe em chamas por causa de uma reação química interna aparentemente não provocada por uma fonte externa de calor. (Sim a pessoa simplesmente queima de dentro pra fora em questão de segundos, e vira pó! Restando somente os pés…)

A primeira combustão humana espontânea conhecida foi divulgada pelo anatomista dinamarquês Thomas Bartholin, em 1663, quando descreveu como uma mulher em Paris “foi reduzida a cinzas e fumaça” enquanto dormia. O colchão de palha onde ela estava deitada não foi danificado pelo fogo. Em 1673, um francês chamado Jonas Dupont, publicou uma coleção de casos de combustão espontânea na sua obra “De Incendiis Corporis Humani Spontaneis”.

 

As centenas de casos de combustão espontânea ocorridas desde aquela época tiveram uma característica comum: a vítima sempre era consumida quase completamente pelas chamas, usualmente dentro da própria residência, e os médicos legistas presentes relatavam ter sentido cheiro de uma fumaça adocicada nos cômodos onde os eventos tinham ocorrido.

 

A peculiaridade que os corpos carbonizados apresentavam era o fato das extremidades terem permanecido intactas. Ainda que o dorso e cabeça tivessem sido carbonizados de forma irreconhecível, as mãos, pés e/ou parte das pernas não tinham se queimado. Além disso, o cômodo onde o corpo fora encontrado mostrava pouco ou nenhum sinal de fogo, salvo por um pequeno resíduo que tivesse ficado na mobília ou nas paredes. Em raros casos, os órgãos internos da vítima permaneciam intactos, enquanto a parte externa era carbonizada.

 

Nem todas as vítimas de combustão humana espontânea eram simplesmente consumidas pelas chamas. Algumas desenvolviam estranhas queimaduras no corpo, embora não houvesse nenhuma razão para isso, ou emanavam fumaça sem que existisse fogo por perto. Nem todos os queimados sucumbiam: uma pequena porcentagem de pessoas que tinham passado pela combustão espontânea sobrevivia.

 

Características

Os casos de CHE narrados desde então apresentam algumas características em comum:

  • a vítima é quase completamente consumida pelas chamas, geralmente no interior da própria residência;
  • os primeiros a encontrar os corpos carbonizados relatam ter percebido o cheiro de uma fumaça adocicada nos cômodos onde o fenómeno ocorrera;
  • os corpos carbonizados apresentam as extremidades (mãos, pés e/ou parte das pernas) intactas, mesmo que o dorso e a cabeça estivessem irreconhecíveis;
  • o cômodo onde o corpo é encontrado mostra pouco ou nenhum sinal de fogo, salvo algum resíduo na mobília ou nas paredes.

Em casos raros:

  • os órgãos internos da vítima permaneciam intactos, enquanto a parte externa era carbonizada;
  • alguns sobreviventes desenvolveram queimaduras estranhas no corpo, sem razão aparente para tal, ou emanaram fumaça sem que existisse fogo por perto.

 


 

O.k, muito se diz e se especula sobre este assunto, sinceramente, não temos como saber se é real ou não afinal nunca foi provado.. nem que sim, nem que não…

Nossa visão lógica das coisas nos faz crer que é uma mentira.. mas os fatos estão aí…

 

Este é um dos fenômenos  mais intrigantes da parapsicologia, tendo sido até tema de um programa no Discovery channel, livros, textos e outros estudos sobre o assunto..

 

Reação quimica? Paranormalidade? Mentira e ficção? Não sei.. mas que dá uma certa tensão dá…

 

Abraçs

9 Respostas to “Combustão espontânea”

  1. Caraaaaaaaaaaa… muito PODRE !!! Vou procurar em algum site o documentario da Discovery Channel

  2. monica ilha albornoz Says:

    Que horror…!!! No creo em brujas, pero que las hay, las hay! besote

  3. meu pai facia autopsias!e ja feis de casos asim!!!muito impactante!!!mas da pra olhar!!
    Abraçs

  4. nao jajaj!!!eu pensei que simmm!!!mais foi um caso similar por que o tipo estava acompanhado! mais se diz que e uma mentira.

  5. se decia na epoca que isso era coisa de satanista!um tipo de auto-sacrifiço!!!mais cientificamente e imposivel que o corpo humano se auto destrua desa maneira!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: