Robô que move o corpo humano apenas com o pensamento!

Olá  a todos,

Neste post irei apresentar o robô desenvolvido pelos japoneses capaz de mover o corpo humano apenas com o pensamento!

A empresa japonesa Cyberdyne criou um robô chamado HAL (Hybrid Assistive Limb). O robô consiste em mover todo o corpo humano da pessoa que o usa apenas com os sinais nervosos enviados pelo cérebro.

Quando você pensa em realizar um movimento seu cérebro envia um sinal nervoso para os músculos localizados nas devidas regiões, assim quando esses sinais chegam aos músculos, pequenos sinais elétricos naturais são enviados a superfície da pele e o sistema trata de compreender estes sinais e interpretá-los. Quando o sinal é gerado, o computador interpreta o sinal e analisa a quantidade de energia que será necessária, calcula os valores adequados e executa a ação. HAL pode ser considerado um sistema de controle voluntário, pois ele não toma as decisões, elas são interpretações do corpo humano do usuário.

 

imagem1

O robô começou a ser desenvolvido a mais de uma década atrás por Yoshiyuki Sankai. A aplicação do robô pode ocorrer em diversas áreas como na reabilitação ou treinamento físico de pacientes em hospitais. No Japão HAL é alugado para hospitais por um valor em torno de US$ 1.500,00 por mês.

O robô pode pesar de 10kg até cerca de 20kg e funciona via bateria que pode funcionar de modo contínuo por até 2 horas e 40 minutos. O produto possui leis severas de patenteamento e segundo sites, no futuro o robô pode servir de teste em órgãos militares.

 

Segue um vídeo da demonstração do aparelho.

 

A tecnologia realmente sempre nos levando além dos limites da imaginação, chegando aonde antes era apenas ficção científica.

As aplicações futuras de um projeto como este, para deficientes físicos, e outros fins fisioterápicos, além de auxilio em algumas profissões… algo me diz que o homem já deve estar pensando no uso bélico deste invento.. é esperar para ver.

 

Então era isso,

Abraçs

Uma resposta to “Robô que move o corpo humano apenas com o pensamento!”

  1. Bah, qual a diferença desse e do que os americanos estão fazendo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: