Conversas

Ultimamente tenho notado certo comportamento acontecer com maior frequência. Não sei se foi sempre assim e eu só estou me dando conta agora ou as pessoas estão mesmo se tornando piores ouvintes.

As pessoas cada vez mais estão interessadas em contar suas histórias sem dar a mínima para o que a outra pessoa que fala, resultando naquelas conversas onde uma pessoa fala alguma coisa da sua vida e a outra pessoa responde algo sobre a vida dela, a primeira pessoa fica esperando a primeira brecha para voltar a falar de si. E assim se mantém as conversas por horas, naquele diálogo que corre mais ou menos assim: “- Sabe que comigo aconteceu tal coisa?” e o outro sem demonstrar nenhum interesse em ouvir diz “- mas sabe que comigo aconteceu isso e isso” e continua “mas comigo é assim” e o outro logo “comigo é assado” e assim se prolongam por horas dois monólogos acontecendo ao mesmo tempo.

Mas… qual o motivo desse comportamento? É a internet que acostumou as pessoas a tentar mostrar o quanto suas vidas são maravilhosas, perfeitas e interessantes aos olhos dos outros ao mesmo tempo em que a vida dos outros se tornou algo tão banal?

Acho esse comportamento um tanto engraçado, mas também mal-educado. Eu não gosto pelo menos. Tenho o costume de ouvir, de prestar atenção mesmo que ache aquilo “não muito interessante”, acho educado ouvir, prestar atenção, argumentar e tentar achar algo daquele assunto que seja interessante e possa agregar alguma coisa em minha vida. Mas qual é o resultado de dar atenção? A pessoa que ouve segue em seu monólogo falando sobre si próprio e você passará a eternidade apenas ouvindo.

Enfim, por um mundo onde conversas não sejam mais unilaterais. Conversas onde o ouvinte pense sobre o que foi dito, devolva um argumento interessante sobre o assunto e a conversa que partiu de uma simples e superficial troca de palavras se converta em uma discussão construtiva. Para todos.

Deixe um comentário

